segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EU CANTO A MINHA HISTÓRIA



Este espetáculo nasceu da necessidade de resgatar músicas que foram cantadas em vários momentos da construção da nossa história e que retrataram a vida do povo brasileiro. Em especial, quer trazer por meio de canções e textos a Africanidade da nossa população.

Nesse sentido, o objetivo deste projeto é produzir um espetáculo musical que seja embasado pela cultura afrobrasileira, dialogando com as relações sociais de gênero e, sobretudo, perpassando três importantes períodos históricos vivenciados por nossa sociedade, em especial a do povo negro: abolição, ditadura militar e redemocratização do país.



As desigualdades e discriminação de gênero e raça constituem um problema histórico, complexo e reticente na sociedade brasileira. Quando analisamos os indicadores sociais – educação, moradia, emprego – nas pesquisas realizadas pelos órgãos oficiais, as diferenças entre brancos e negros e, em especial, mulheres negras, são chocantes. O sexo e a raça são os fatores que mais fortemente condicionam a forma pela qual os indivíduos e suas famílias vivenciam a pobreza no país. A pobreza tem sexo, cor e endereço. 


A construção de espaços que viabilizem a troca de experiências e identificação coletiva permite contribuir com o despertar dos sujeitos acerca do seu papel histórico e, incide em novos processos emancipatórios. Ao protagonizar este espetáculo a artista Andréia Roseno se conscientiza desse processo histórico do qual também é sujeita.

Como resultado dessas formações cotidianas a artista se propõe a cantar e contar a sua história interligada com a historicidade do Brasil, a fim de contribuir no processo de desmistificação e combate aos preconceitos existentes na sociedade, com ênfase no que se refere à cultura afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário