terça-feira, 21 de janeiro de 2014

AS LAVADEIRAS DO JEQUITINHONHA

A composição coreográfica intitulada "As lavadeiras do Jequitinhonha" foi criada pelo Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD). 

O GGD, criado em Agosto de 2011, é um projeto de extensão da UFVJM que busca oferecer a vivência do praticar ginástica para a comunidade adulta de Diamantina, MG, de forma inclusiva, participativa e não competitiva, incorporando elementos de diferentes manifestações culturais trazidos pelas experiências de vida dos praticantes. Como metodologia para o desenvolvimento deste projeto, foi adotada uma das vertentes da ginástica como conteúdo principal: a Ginástica Para Todos. O grupo se reúne semanalmente e trabalha tanto os conteúdos das ginásticas quanto as possibilidades de interação desta com as diferentes práticas corporais. A composição coreográfica, objetivo final do grupo, é desenvolvida com pesquisas vinculadas à área. 




A coreografia do espetáculo "As lavadeiras do Jequitinhonha" buscou simbolizar o cotidiano das lavadeiras do Jequitinhonha, que cantam a história de um povo expressando seus mais profundos sentimentos enquanto esfregam, batem, torcem e estendem trouxas de roupas com empenho e dedicação. O cântico de trabalho entoado pelas lavadeiras do Rio Jequitinhonha é parte da cultura de Minas Gerais, uma das riquezas e patrimônios mais importantes do Brasil. O hábito de lavar roupas na beira do rio ainda se mantém em algumas comunidades pela dificuldade de saneamento básico na região. O trabalho árduo dessas mulheres é suavizado por meio de canções lúdicas e de louvação, costume que tem sido conservado e representado por um Coral de Lavadeiras com repercussão internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário